domingo, 7 de fevereiro de 2010

PEÃO DE BOIADEIRO.


FESTAS CULTURAIS MINAS GERAIS

PEÃO DE BOIADEIRO

O peão de Boiadeiro é uma figura marcante, muito bem explorada pela literatura, tipo humano verdadeiramente legendário. O boi em pé foi o primeiro produto exportado por Goiás, tão secaram-se seus veios auríferos. A economia estadual girou, por longos anos, em torno da pecuária, cuja influência ainda é marcante. No transporte das boiadas de Goiás para Minas, o peão de boiadeiro assume posição de grande importância. Sua função consiste na doma, ou encilhamento de burros e cavalos xucros para o primeiro galope ou acerto.

O rodeio era a festa que coroava o término bem sucedido de uma dessas longas caminhadas, assinalando a chegada da comitiva ao ponto de entrega da boiada. Hoje, o peão tornou-se o artista indispensável nos programas de rodeio realizados em quase todo território nacional, o centro das atenções do evento, uma vez que a ele cabe montar e dominar o animal xucro.

O rodeio deixou de ser parte apenas do lazer popular, e se tornou também um acontecimento urbano notável, autônomo e consagrador do peão de boiadeiro e dos domadores, transformando-se num evento cheio de atrativos, com lances espetaculares e milionários, prova de que a tradição não se extinguiu. Com o tempo adquiriu estilo e caráter próprios, inclusive no que concerne às vestimentas dos participantes e espectadores. Até mesmo a linguagem utilizada nesses eventos tem características peculiares, começando a penetrar no linguajar do povo, como no caso da expressão “Segura, peão!”, marca registrada dos narradores de rodeio, e que nos últimos tempos tem sido usada genericamente como brado de apoio e incentivo em qualquer circunstância que exija esforço ou perícia.


http://www.desvendar.com/

5 comentários:

  1. MUITO BOMMMMM!!
    SER PEÃO SE RODEIO É BRILHANTE.
    ESTÁ É MINHA VIDA.
    EDSON

    ResponderExcluir
  2. JONES DARK!
    COMO FAÇO PARA TE CONHECER?
    MORO NO SARANDI,
    SEMPRE VEJO VC POR AQUI.
    SERÁ QUE DEVO TE PARAR?
    ME RESPONDE TÁ!
    BEIJOS UMA FÃO MALUCA POR VC!
    PATY

    ResponderExcluir
  3. GOSTO MUITO DE SUAS MATÉRIAS, SEMPRE MUITO INSTRUTIVAS.
    QUERO PODER AGRADECER DE CORAÇÃO
    PELO SEU TRABALHO.
    VÓ JOSIELLE
    MARIALVA

    ResponderExcluir
  4. VC FICOU MUITO BONITO NESTA FOTO!
    ADOROOOOOOOOOOOOOOO MUITOOOOOOOOOOOOOOO
    SEU BLOG ELE É MARAVILHA TOTALLLLLLLLLLLLLL!
    DANIELLE DA SILVA
    LONDRINA

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI MUITO DA MATÉRIA DO PEÃO,
    É MUITO DIFICIL PERCEBER A IMPORTANCIA
    DELES E DE SEU TRABALHO.
    CARLINHOS
    MGÁ

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!