quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CUIDADOS COM A VACA LEITEIRA


CUIDADOS COM A VACA LEITEIRA

Antes da bezerra nascer, a vaca deve ser “secada” e bem alimentada.

Os cuidados com a criação da novilha devem começar 60 dias antes do parto, quando a vaca necessariamente deve ser secada e receber uma atenção especial pelas seguintes razões:

O período de maior crescimento do feto se verifica exatamente nos últimos três meses antes do parto. Nessa fase, há uma grande demanda de nutrientes (proteína, energia, minerais, etc...) para completar a formação do feto, o que determina um acentuado aumento dos requerimentos nutritivos da vaca. Aproximadamente 70% do total de proteína requerida para a formação do corpo do feto e quase a totalidade dos minerais são mobilizados no terço final da gestação.

Esse grande desenvolvimento do feto na fase final da gestação faz com que o útero passe a ocupar um enorme espaço no abdômen da vaca. Por essa razão, o espaço normalmente ocupado pelos compartimentos estomacais fica muito reduzido, diminuindo de forma acentuada a capacidade de consumo de alimentos volumosos.

Ocorre então a seguinte situação: no mesmo período em que aumentam os requerimentos nutritivos para completar a gestação, a vaca passa a comer menos alimentos volumosos porque a sua capacidade de consumo está reduzida. Se o produtor insistir em ordenhar a vaca, estará desviando, através do leite, uma grande quantidade de nutrientes com prejuízos ao desenvolvimento do feto e à futura lactação da vaca. Por isto, a regra é a seguinte: Secar a vaca 60 dias antes do parto e nos últimos 15 dias fornecer um a dois quilos de alimentos concentrados com 18% de proteína.

http://www.inseminacaoartificial.com.br/
estacao_reprodutiva_de_vacas.htm

5 comentários:

  1. show...show.....show..!!
    maravilha de matéria!!
    obrigado pelas diacas.
    Sergio
    Goiais

    ResponderExcluir
  2. sempre bom pegar as dicas deste blog!
    Murilo

    ResponderExcluir
  3. negrão sou sua fã te gosto muito beijos
    Sônia
    Floresta

    ResponderExcluir
  4. oie! negrão sorriso, gosto muito de vc e queria te conhecer pessalmente como faço?
    Mirian
    Maringá

    ResponderExcluir
  5. sou sua fã numero 1.....
    te amo muito Negrão
    tenho 20 anos e moro em Floriano.
    beijuuuu
    Priscila

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!