quarta-feira, 28 de abril de 2010

MODALIDADES DE RODEIO.

MODALIDADES DE RODEIO.

Montaria em Cavalos

Bareback: Tipo de Montaria onde o peão utiliza um assento de couro, que não possui estribos, e tem uma alça frontal posicionada junto ao final da crina do animal onde o peão agarra com força para agüentar os pulos.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo. A dica sobre esta prova é tentar manter as pernas no pescoço do cavalo para não cair, pois não existe estribos.

Cutiano: É um estilo brasileiro de montar, onde o peão não tem o apoio no arreio e se segura apenas em duas cordas amarradas no peito do animal.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo.


Saddle Bronc: Nesta o peão usa uma sela normal colocada sobre o cavalo sem o baixeiro ou pelego. O peão segura-se a uma rédea de sisal presa a um cabresto. Foi a primeira categoria do rodeio criada desde 1929.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o cavalo.


Montaria em Touros

Bull Riding: O cowboy monta sobre o pelo do animal e segura-se apenas por uma corda amarrada na parte frontal da barriga, logo após a pata dianteira. Nesta Categoria o grau de periculosidade é grande, mas a velocidade dos pulos é mais lenta.
O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o touro.


Prova do Laço

Laço em Dupla: Também chamada de Team Ropping, é uma prova onde uma dupla de peões laçam um bezerro. Nesta prova um dos laçadores laça a cabeça do bezerro, e assim é chamado de cabeceiro e o outro laçador é responsável por laçar os pés , sendo chamado de peseiro. Nesta prova o trabalho tem que ser em conjunto, pois a dupla de laçadores devem estar sincronizados para não errarem as laçadas.
O tempo de prova decorre a partir do momento que o os laçadores saem do box até os dois cavaleiros laçem o bezerro e o mantenham sobre a corda esticada e amarrada a sela do cavalo.

Laço de Bezerro: Esta prova é praticada por apenas um peão que deve laçar um bezerro pelo pescoço, manter a corda esticada, pular do cavalo e amarrar três patas do bezerro de forma que fique imobilizado.
O tempo da prova decorre após a autorização do juiz para a partida do laçador que sai do box logo após o bezerro. Depois de amarrar as patas do bezerro o laçador deve montar sobre o animal e levantar as maõs para finalizar o tempo.

Prova do Tambor

Três Tambores: Praticada por moças, onde são colocados três tambores na arena, numa distância de quatro metros entre eles.
O tempo de prova decorre após sair a galope do ponto de partida a amazona devem passar ao redor dos tambores um a um, e retornar ao ponto de partida.


Derrubar o Boi a Unha

Bull Doging: Bem parecida com o Laço em Dupla, a prova exige técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros no momento de descer do cavalo e derrubar o boi.
Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que o boi não fuja pela esquerda. O cavaleiro que ficar do lado contrário, salta do cavalo em movimento, em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando o seu pescoço no chão. O vencedor é aquele que terminar a prova no menor tempo.
O recorde mundial é de 2,4 segundos.

http://www.rodeio.com.br/modalidades.php

5 comentários:

  1. MUITO BOM ERA O QU ESTAVA PRESCISANDO.
    ADOREI!
    BEIJO
    SILVANA
    PARANAVAI - PR

    ResponderExcluir
  2. NEGRAO SOU SUA FÃ.
    quero te conhecer.
    quero ir no seu programa tambem tá!
    Pamella
    sarandi

    ResponderExcluir
  3. negrao gosto muito de vc!
    desde de pequena hoje tenho 10 anos.
    sou sua fã.
    paulinha
    Maringa

    ResponderExcluir
  4. NEGRÃO EU QUERO TE CONHECER, SOU APAIXONADA POR VC. TE AMOO muito
    sandra mara

    ResponderExcluir
  5. negrão vc esta cada dia mais lindooooooooo!!
    euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    amooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SUZANA

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!