quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ETIQUETA...Solidariedade é sinônimo de educação.


ETIQUETA

Solidariedade é
sinônimo de educação

.....Apesar dos governantes procurarem melhorar a qualidade de nossas vidas, procurando preservar algumas preferências aos idosos, grávidas e deficientes, ainda vai demorar a chegar o dia que todos teremos nossos direitos respeitados.
Porém, se cada um de nós tomar para si uma pequena tarefa na comunidade, as dificuldades podem se tornar mais amenas, o desconforto pode ser diminuído e a vida mais agradável para todos.


Ser solidário também é ser elegante.


Na maioria das vezes, custa pouco, vale a pena e faz um bem danado. Não é necessário que bancos tenham cores diferentes para que nós deixemos esses lugares para idosos, grávidas, deficientes ou pessoas com qualquer dificuldade, num transporte coletivo ou em situação que o valha. Então:
- Não espere que os mais jovens, homens ou qualquer outra pessoa reaja diante dessas situações: tome para si a responsabilidade de ser educada e ceda o seu lugar;
- Cumprimentar e agradecer aqueles que nos prestam serviços, ainda que sejam pagos para isso, só nós fará bem e pode significar uma recompensa a quem tem um trabalho estressante;
- esteja sempre preparada para pagar por suas compras ou serviços, assim você evita filas e desconfortos;
- fale em voz baixa em ambientes coletivos; os outros também têm direito de conversar e não precisam tomar conhecimento dos seus assuntos;
- zele pela conservação e pela limpeza do que é público e que a serve também.


Se você é visita

Não custa levar um pequeno presente na primeira vez que for à casa de uma pessoa ou de um casal. Pode ser uma caixa de biscoitos ou de chocolates, uma garrafa de vinho ou outra lembrança impessoal e pouco comprometedora.
Quando um amigo muda de casa tam é vale a mesma regra e, nesse caso, é muito mais fácil presentear, porque conhecemos seu gosto. Pense em algo que possa ser usado na nova casa.
(Etiqueta e Elegância, de Célia Leão - Manequim, edição 490 )


Participação de casamento

Hoje é muito comum casar-se apenas no civil, e preparar um pequeno jantar para os mais íntimos, deixando para depois a tarefa de avisar os demais.
Como e quando fazer a participação do casamento?
Essa é uma boa pergunta. Primeiro, você deve cuidar dos convites impressos para o jantar com uma certa antecedência.
Passadas as cerimônias e a viagem de núpcias, comece a distribuir as participações, em cartões impressos com um texto mais ou menos assim:

"Noiva e Noivo participam a união celebrada no dia tal e oferecem sua nova residência à Rua X, nº Y, bairro e telefone".


Cumprimento de mão

Deve-se tomar a iniciativa de cumprimentar alguém que se conhece há pouquíssimo tempo?
Cumprimentar é um ato atemporal: não importante se você conhece a pessoa há 15 minutos ou há 15 anos. Se você foi a primeira a avistá-la, cumprimente sem receio de parecer intrometida.
Quanto a dar a mão, essa é uma iniciativa que deve partir dos homens. Aguarde e, sendo o caso, retribua.
(Adaptação do artigo Etiqueta e Elegância, de Célia Leão, publicado na edição
490
de Manequim.


2 comentários:

  1. muito legalllll!! e verdadeiro""
    ]
    sandra
    sARANDI

    ResponderExcluir
  2. SE TODOS TIVESSEM A EDUCAÇÃO NO TRANSITO EM RSTAURANTES E ONIBUS.
    NOSSO PAIS SERIA MARAVILHOSO!
    PEDRO CASTRO

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!