segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Arte De Educar Com Limites, Sem Medo De Errar.





A Arte De Educar Com Limites, Sem Medo De Errar.

- Prof. Dílson Catarino
A Arte de educar com limites, sem medo de errar.

Pesquisa realizada em BH com pais de alunos de
escolas particulares, em agosto de 2005:

28% querem que seus filhos cursem Medicina;
22%, Direito
21%, Odontologia
18%, Jornalismo
11%, os demais cursos.
Fonte: Instituto Gallup de Opinião.


Que queremos para nossos filhos?


Que queremos de nossos filhos?
Cobranças demasiadas;
Críticas infundadas;
Castigos inadequados;
As crianças precisam mais de modelos do que
de críticas.
(Joseph Joubert – Filósofo francês – Séc. XVIII)

Não se deve educar com a preocupação de dar o melhor possível, pois somos apenas pessoas normais.
Deve-se, sim, usar bom senso.
As crianças têm personalidades e ritmos diferentes.
Não se pode lidar com todas elas usando os mesmos métodos .
uma criança = outra criança / Educar é fácil, pois não

E sim primar pela
Ter bom senso não é buscar a perfeição DISCIPLINA .
Disciplina
Arte de ensinar os comportamentos apropriados.
Processo pelo qual se aprendem os limites das
ações aceitáveis, pois...
... quando se sabe quais são seus limites, sente-se mais seguro.
Não pode haver direito sem a correspondente
prestação de deveres, nem privilégio
sem responsabilidades.

Como estabelecer limites ?

Ser Sensato; agir com bom senso :
Conhecer as capacidades da criança, antes de
estabelecer expectativas a respeito delas.
Ser Explícito; falar com clareza :
As crianças podem não compreender as idéias que os adultos tentam comunicar. Permita que a criança repita
as exigências, usando suas próprias palavras.

Ser Firme :
Estabeleça regras necessárias e importantes,
cumpra-as e faça-as ser cumpridas.

Ser Justo :
As crianças têm de saber o que pode acontecer
quando desobedecem às normas. As conseqüências deveriam ser o ensinamento, e não a punição
Como estabelecer limites

Ser Paciente :
Educar leva tempo não só para os adultos, mas
também para as crianças.
Ser orientado no sentido de preservar a criança :
Os limites servem para orientar, e não para provar
quem manda

Como estabelecer limites SISTEMA MAXI DE ENSINO
Assim não se educa:
Ameaças vazias ou exageradas :
ameaças que não serão cumpridas.
Dizer uma coisa; fazer outra :
Isso ensina a criança a ser manipuladora e
a não acreditar no que se diz.

Pergunte a seu pai / Pergunte a sua mãe :
Isso produz artistas em trapaças.
Reações diferentes a situações idênticas :
A criança fica confusa e insegura.
Assim não se educa:
Assim se educa “ Ser Inteligente é ter capacidade de resolver problemas” (Howard Gardner) Ensinar os jovens a resolver seus problemas, pois…
Ser afetivo com os jovens, pois... A afetividade é a mola propulsora das ações. É o que atribui valor às atividades. N ecessita , porém, da inteligência , que lhe fornece os meios e esclarece os fins. . (Jean Piaget) Assim se educa:

A afetividade e a inteligência constituem
um par inseparável na evolução psíquica.
(Henri Wallon)
Ou seja... Devemos tornar-nos cidadãos exemplares, dedicando-nos a viver em paz, harmonia e afeição fraternal.
Punição: ter ou não ter? Eis a questão.
Tarefa detestável, mas alguém precisa fazê-la.
Ela, porém, tem de ser...

PUNIÇÃO CONSTRUTIVA
Punição construtiva
Punição de custo ou por tempo :
Alguma atividade cotidiana: TV, computador, som...;
integralmente ou por alguns minutos, ou mesmo horas.
Sem recompensa :
Oferece-se algo em troca do bom comportamento, que, se não houver, de forma alguma pode ser dado.
Tipos de recompensa

Recompensa de atividades :
Qualquer atividade de que a criança goste.
Recompensas materiais :
Presentes de qualquer espécie
Recompensa de qualquer maneira :
Algo que a criança ganharia de qualquer maneira:
sapatos, roupas...
Tipos de recompensa

Vales :
Algo (estrelas, adesivos, cruzes...) que representa
outra coisa mais importante ou que pode ser negociado
por atividade ou objeto.
Recompensas sociais :
Elogios, abraços, beijos, sorrisos, cumprimentos...
Essa recompensa tem de ser constante.
Quem sabe educar com limites, sem medo de errar, é bom educador.
Ataca o problema sem atacar as pessoas.
Fortalece seus laços cada dia com alguns abraços.

O Bom Educador...

O Bom Educador
Não tem medo de ser firme com as crianças, e não promete o que não pode cumprir.
O Bom Educador
Sabe que o importante da Educação não é o
Conhecimento dos fatos, mas sim dos...
VALORES!
Ensinar e aprender é a nossa história

http://www.slideshare.net/dilsoncatarino/a-arte-de-educar-com-limites-sem-medo-de-errar

3 comentários:

  1. MUITO BOA MATÉRIA.
    ESTAVA ERRANDO MUITO NA EDUCAÇÃO DE MEU FILHO!
    VALÉRIA LIMA
    LONDRINA

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  2. Na verdade a educação dos filhos é muito dificil
    sequir né!
    temos muito que aprender todos os dias.
    Marilda Souza
    mgá

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog
    muito criativo.
    Vc é um doce!
    beijinhos
    Sara Lopes

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UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!