JONES DARK O NEGRÃO SORRISO

Loading...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR!





Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor .

A identidade de ser brasileiro é algo muito forte em nós. Brasileiros são gente boa, pacatos e cordiais, amigos, apreciadores do ócio positivo, de jeito malandro com responsabilidade, que sabe dar um jeito para todas as coisas. Para brasileiro, não há tempo ruim. Se chove, ele anda na chuva, se faz sol ele se bronzeia.
Agora ser brasileiro é estar no topo do mundo. Entramos no seleto grupo dos países mais ricos do mundo, o tal G20, temos o pretóleo do pré-sal e vamos sediar dois mega eventos esportivos nos próximos anos. É tudo que a gente podia querer. Mas o que acontece agora? Agora assistimos estarrecidos ( alguns não) a guerra cariocanos morros e o desfile de armas tão potentes que só imaginávamos nas grandes guerras atuais.
Em pleno Rio de Janeiro, há pouco eleita uma das cidades onde o povo é mais feliz no planeta, que ostenta uma das maiores maravilhas do planeta Terra e onde tudo continua lindo, como canta o poeta, alguém derruba um helicóptero com tiros de armas de alto alcance. O poder público assiste estarrecido o serviço ao público ser interrompido através de queima generalizada de ônibus. O direito de ir e vir é bloqueado por causa de tiroteiros e pessoas ficam confusas sem saber de fato se o país da copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 vai ter condições de oferecer condições de segurança para quem vai chegar quando não há segurança para quem vive nele.
Diante da TV, o comentário era extremamente diverso. Havia quem defendia o traficante dizendo que ele oferecia ao povo o que o governo não oferecia. Havia quem propunha um massacre geral dos usuários e dos traficantes. Havia quem não entendia direito o que ocorria. Mais tarde, de novo da TV, nos canais do mundo todo, a imprensa expandia a notícia de que havia uma guerra declarada no Rio de Janeiro e que todo o país era vitimado pelas mazelas sociais.
A vida do brasileiro, depois do choque, volta rapidamente ao estágio do normal. Mas o nome sujo do Brasil nas comunidades estrangeiras surge com uma sombra de medo e terror.
Chico Mendes, a freira Dorothy, MST destruindo fazendas produtivas, corrupção, pedofilia, bandidos na rua por falta de espaço nas cadeiras, guerras nas favelas das grandes cidades, tudo isso é uma mancha em nossa história. O mundo vendo a guerra no tráfico, os comentários sobre o país eleito que parece civilizado mas não é.
A questão de ser brasileiro, sangue bom, está indo para o esgoto. Creio que esse é o momento exato de se começar uma higienização de nossa cultura conformista que aceita tudo como normal e requerer de nossas autoridades a revalorização do Brasil como o país escolhido por Deus para paraíso. Paraíso já não existe mais e apenas a violência se tornou rainha aqui. Que o nosso Brasil dócil e pacato retorne a nós e que a velha e boa canção, que serve de hino em todas as comemorações, volte a ser cantado com vigor. Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!
[ Elisabeth Camilo ]Bacharel em tradução. Escritora de crônicas na Agenda Cultural de Ouro Preto há 25 anos.

Um comentário:

  1. LINDA CRONICA!
    A HISTÓRIA É BEM ASSIM.
    EU SOU BRASILEIRO MESMO DE CORAÇÃO.
    POR ISSO Q PARAMOS POR ELE!"
    mARILDA aLVES
    SANTO ANDRÉ SP

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE JONES DARK O NEGRÃO SORRISO!