sábado, 23 de outubro de 2010

EQUOTERAPIA PARA POTADORES DE DEFICIÊNCIA


DICAS DE JONES DARK.


EQUOTERAPIA

1. DEFINIÇÃO

É a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

2. HISTÓRICO

O uso do cavalo como forma de terapia data de 400 A.C. quando Hipócrates utilizou-se do cavalo para "regenerar a saúde" de seus pacientes, e desde 1969 a NARHA (Associação Americana de Hipoterapia para Deficientes) vem divulgando na América do Norte o método, que, na Europa, já é conhecido a mais de 20 anos.
No Brasil, a partir dos anos 70, quando foi criada a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) o tratamento tomou maior impulso, mas somente nos últimos seis anos é que se pode notar o verdadeiro crescimento desta modalidade terapêutica, haja visto o número crescente de centros de equoterapia em todo território nacional.
A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997 pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Conselho Federal de Medicina.

3. POR QUE O CAVALO?

O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frete / trás, para os lados e para cima / baixo, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva.


4. OBJETIVO

A técnica tem como objetivo proporcionar ao portador de necessidades especiais o desenvolvimento de suas pontecialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, proporcionando ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.
A equoterapia é baseada na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação, sendo um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.
Na parte física, o praticante da equoterapia é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar simultaneamente tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites. O movimento tridimensional do cavalo provoca um deslocamento do centro gravitacional do paciente, desenvolvendo o equilíbrio, a normalização do tônus, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração, e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares, como o de músculos e circulação sangüínea.
Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, analise e síntese, raciocínio, e vários outros aspectos.
Na esfera social, a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, melhorar sua auto-estima, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações do outro.

5. INDICAÇÕES

A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses; comprometimentos emocionais, deficiência visual, deficiência auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, fala, linguagem, hiperatividade, e pessoas "saudáveis" que tenham problemas de posturas, insônia, stress.


6. A EQUIPE
O paciente em tratamento conta com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar formada por profissionais da área da saúde - Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional; da área educacional - psicopedagoga, professor de educação física, assistente social; - e do trato animal - instrutor de equitação, zootecnista, auxiliar guia, e tratador.
O praticante é avaliado pela equipe e a partir disso é elaborado um programa especial e definido os seus objetivos. As sessões são normalmente individuais e tem a duração média de 30 minutos cada.

7. CONCLUSÃO

A Equoterapia é um dos raros métodos, ou melhor, talvez o único, que permite que o paciente vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas.
Sendo assim, um dos aspectos mais importantes nesse tipo de tratamento é que se conscientiza crianças e jovens de suas capacidades e não de suas incapacidades, trabalhando o deficiente como um todo, tanto pelo lado psíquico como pelo somático.

http://www.sucoverdesaude.com/2009/09/equoterapia.html

sábado, 16 de outubro de 2010

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E EDUCADORES!

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E EDUCADORES!

SER PROFESSOR.

ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

Mensagem - Foto

http://www.belasmensagens.com.br/professores/o-valor-de-ser-educador-565.html

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DEPRESSÃO INFANTIL..CUIDE DE SUA CRIANÇA COM ATENÇÃO.


DEPRESSÃO INFANTIL

O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações da depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência.
A depressão foi considerada a principal doença psiquiátrica do século, afetando aproximadamente oito milhões de pessoas só na América do Norte (onde são feitas as principais pesquisas). A morbidade da depressão se reflete no fato de que os adultos deprimidos são 20 vezes mais propensos a morrer de acidentes ou de suicídio do que adultos sem transtorno psiquiátrico.
Tanto os quadros de Distimia quanto de Transtorno Afetivo Bipolar, podem surgir pela primeira vez durante a adolescência e o reconhecimento precoce de um estado depressivo poderá ter profundos efeitos na futura evolução da doença.
A expressão clínica da depressão na infância é bastante variável. Baseando-se nas tabelas para diagnóstico, revistas por José Carlos Martins, podemos compor a seguinte listagem de critérios:

SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEPRESSÃO INFANTIL
1- Mudanças de humor significativa
2- Diminuição da atividade e do interesse
3- Queda no rendimento escolar, perda da atenção
4- Distúrbios do sono
5- Aparecimento de condutas agressivas
6- Auto-depreciação
7- Perda de energia física e mental
8- Queixas somáticas
9- Fobia escolar
10- Perda ou aumento de peso
11- Cansaço matinal
12- Aumento da sensibilidade (irritação ou choro fácil)
13- Negativismo e Pessimismo
14- Sentimento de rejeição
15- Idéias mórbidas sobre a vida
16- Enurese e encoprese (urina ou defeca na cama)
17- Condutas anti-sociais e destrutivas
18- Ansiedade e hipocondria
Não é obrigatório que a criança depressiva complete todos os itens da lista acima para se fazer o diagnóstico. Ela deve satisfazer um número suficientemente importante de itens para despertar a necessidade de atenção especializada. Dependendo da intensidade da Depressão, pode haver substancial desinteresse pelas atividades rotineiras, queda no rendimento escolar, diminuição da atenção e hipersensibilidade emocional. Surgem ainda preocupações típicas de adultos, tais como, a respeito da saúde e estabilidade dos pais, medo da separação e da morte e grande ansiedade.

domingo, 3 de outubro de 2010

CAMPANHA ADOTE UM ANIMAL ABANDONADO.














Adote um animal abandonado

Declaração Universal dos Direitos dos Animais Leis
Brasileiras de Proteção aos Animais Banners

Certo dia, depois de uma ressaca, milhares de estrêlas do mar foram lançadas a uma praia deserta e iam secando e morrendo ao sol.
Um garotinho ia caminhando, apanhando as estrelas uma a uma e as lançava de volta ao mar.
Um velho pescador que assistia a cena disse ao garoto:
- Menino, não percebe que o que você faz é inútil?
São milhares de estrelas! Não faz diferença jogar uma de volta ao mar.
O garoto se abaixou, pegou mais uma estrêla e disse:
- Pra essa aqui faz toda a diferença do mundo.
E lançou-a de volta ao mar.
Todos os dias, centenas de cães e gatos
abandonados são recolhidos das ruas,
para evitar a transmissão de doenças.
Nos Centros de Zoonoses de todo o Brasil,
os bichos apreendidos ficam alguns dias à
espera de seus donos ou de alguém que queira adotá-los.
Depois disso, são sacrificados.
Ao adotar um animal abandonado,
você ganha um amigo e salva uma vida.
A adoção de um animal não resolve o problema do abandono e irresponsabilidade de muitos donos.
Mas é um começo e uma nova chance de
vida a um dos seres mais fiéis e amigos que existem.

Entidades Protetoras

Suipa - Sociedade União Internacional Protetora dos Animais
(Rio de Janeiro - RJ)
http://www.suipa.org.br/

A SUIPA, fundada em 1943, é uma entidade particular,
não eutanásica, sem fins lucrativos e de utilidade pública.
Nada recebemos do governo e sobrevivemos das mensalidades dos associados e de doações de alguns colaboradores. Todos os membros da Diretoria têm suas profissões à parte e trabalham gratuitamente para a instituição. Temos um abrigo com mais de 3.200 gatos, 8.000 cães e outros animais diversos que foram abandonados pelas pessoas nas ruas do Rio de Janeiro. Todos são vacinados contra doenças, vermifugados, alimentados e cuidados pelos enfermeiros e veterinários que compõem o nosso quadro de funcionários. Defendemos e protegemos basicamente os animais domésticos porque eles são os mais próximos do homem, mas estendemos as nossas preocupações a todos os seres vivos do planeta. Acreditamos que o respeito e a solidariedade a outros tipos de vida trarão um entendimento maior entre os próprios humanos.

Associação do Amigo

Animalhttp:
//www.kennelclub.com.br/
entidade_amanimal.htm

É uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade de lutar pelos direitos dos animais, promover a conscientização por meio de projetos educativos e culturais e dar assistência e acolhimento a animais recolhidos nas ruas, abandonados ou maltratados por seus donos.

Soama - Sociedade Amigos dos Animais

(Caxias do Sul - RS)
http://www.ondecaxias.com.br/
/orfanato/

A Soama é uma entidade sem fins lucrativos e não-eutanástica. Recebemos denuncias de maus tratos e as averiguamos, recolhemos os animais abandonados e atropelados e os tratamos. Cuidamos dos doentes e os deixamos à espera de um novo lar.

Aila - Aliança Internacional do Animal

(São Paulo - SP)
http://www.aila.org.br/

Somos uma organização não governamental (ONG) e temos como objetivo a proteção e o bem estar de todos os animais. Recebemos diariamente denúncias de maus-tratos e violência contra os animais e fazemos o possível para averiguar e tomar providências.

Gabea - Grupo de Apoio Ao Bem-Estar Animal

(Porto Alegre - RS)
http://www.gabea.com.br/

O GABEA é uma sociedade civil, sem finalidades lucrativas, que tem por objetivo concientizar cada cidadão sobre a importância da redução do índice de animais abandonados e maltratados. O Grupo auxilia no encaminhamento de animais (adultos ou filhotes) abandonados ou desprezados, primeiramente curando-os de eventuais maus tratos, e após os encaminhando para novos lares, alertando os novos donos sobre as responsabilidades que envolvem a posse de um animal. Também promove campanhas de castração de cães e gatos, uma vez que é contrário à eutanásia como método de controle da população animal.

APASFA - Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis

(São Paulo - SP)
http://www.apasfa.org/

A Apasfa, entidade sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, foi fundada em 21 de Abril de 1982, em São Paulo - SP, com o propósito de lutar pelos direitos dos animais através de projetos educativos, fiscalização de maus tratos e dando assistência veterinária a animais abandonados. Não recolhemos animais. A APASFA não tem abrigo. Nossas principais atividades consistem em: consultório veterinário, castração e cirurgias; fiscalização de denúncias sobre crueldade contra animais; campanhas de conscientização; encaminhamento de animais para adoção.

ProAnima - Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal

(Brasília - DF)
http://www.proanima.org.br/

Organização não governamental sem fins lucrativos, que visa a promoção do bem-estar animal e de relações harmoniosas entre humanos e animais no Distrito Federal. Desenvolvemos projetos cujo foco é a realização de ações de proteção e controle populacional dos animais domésticos e conscientização sobre os direitos dos animais e a posse responsável.

Centros de Controle de Zoonoses e Canis Públicos:

Belo Horizonte - MG
Rua Edna Quintel, 173 - Bairro São Bernardo.(31) 3277 - 7411
Campo Grande - MS
Av. Senador Felinto Miller, 1601 - Ipiranga.(67) 746-3039
Corumbá - MS
Rua João Becouto, S/N - Bairro Guanã.(67) 231-2783
Curitiba - PR
Rua Plácido de Castro, 03 - Bairro Guabirotuba.(41) 200-1300
Fortaleza - CE
Av. Senador Fernando Távora, S/N.(85) 488-3256
Goiânia - GO
Av. José Martins Guerra, S/N - Jardim Balneário.(62) 524-1900
Poços de Caldas - MG
Praça Paul Harris, 100 - Centro - Cep. 37701-048.(35) 3697-2332
Recife - PE
Av. Antônio da Costa Azevedo, 1135 - Bairro Peixinhos.(81) 241-5652
Rio de Janeiro - RJ
Largo do Bodegão, 150 - Bairro Santa Cruz.(21) 3395 - 1595
Salvador - BA
Rua do Cacambu, s/n - Vila 2 de Julho - Alto do Troboji
São Paulo - SP
Rua Santa Eulália, 86 - Santana.(11) 6221-9755
Teresina - PI
Rua Minas Gerais, 909 - Matadouro.(86) 213-1162
Vitória - ES
Rua São Sebastião, s/n - Bairro Resistência - Perto da Construtora Queiróz GalvãoFonte:
Kennel Club

http://www.circulosagrado.com/cs/campanha/adote.php