domingo, 26 de fevereiro de 2012

RODEIRO DE COLORADO


 


 A CIDADE DE COLORADO
A Capital do Rodeio no Paraná fica no noroeste do Estado. Colorado tem como Distrito Alto Alegre, e se destaca por ser a cidade pólo da Micro Região do Vale do Paranapanema, com cerca de 23 mil habitantes.
 
A cidade conta hoje com cerca de 800 empresas constituídas e atuantes na economia do município. Elas estão distribuídas nos setores agrícolas, comércio, extração, transporte, transformação e outros.
Entre os potenciais econômicos do município estão a cultura e industrialização da cana-de-açúcar, pecuária de corte e leiteira, a agricultura (cultivo de algodão, milho, café, soja), um Frigorífico e um Curtume; a prestação de serviços e a partir de agora grande incentivo para fruticultura.
 
Colorado é sede da Comarca que abrange sete municípios da região.

HISTÓRICO DA FESTA
A primeira festa do peão realizada na cidade de Colorado foi em Fevereiro de 1974 no estádio Dr. Francisco Borges de Campos. Jorge dos Santos trouxe a tropa e as arquibancadas; o Colorado Country Club emprestou as cadeiras. A entrada foi livre (gratuita). Zé do Prato, o locutor.
 
Cidisnei Gil Miguel o então prefeito municipal convidou Adair Ignácio Ribeiro, Wladimir Camargo, João Borges e mais algumas pessoas, de tradicionais famílias de Colorado, formando assim a primeira comissão organizadora. Devido ao sucesso da primeira, foram realizadas as demais festas.
 
Em 1973 antes da primeira festa, foi fundada a Associação dos Agropecuaristas de Colorado, e eleita sua primeira diretoria, com Adair Ignácio Ribeiro como Presidente.
 
Com os recursos oriundos das primeiras festas foi adquirido o terreno onde hoje está o “Parque de Rodeio Benedito Ignácio Ribeiro”, cuja construção teve participação da Prefeitura Municipal, com empréstimos de máquinas, e da comunidade, através de campanhas para a compra de cimento para as arquibancadas e outras instalações. A partir de sua 3º edição, em 1976, são realizadas no Parque Benedito Ignácio Ribeiro.
 
De 1974 a 1981 só eram realizadas montarias em cavalos (estilo Cutiano). A partir de 1982 montarias em cavalos e touros (estilo Americano), sendo umas das primeiras festas do Brasil a sediar montarias em touros, tendo este tipo de montaria iniciado no Brasil na Festa de Barretos no ano de 1974. Já a partir da década de 90 além das montarias em cavalos e touros, foram inseridas prova do laço e prova do tambor.
ATUALIDADE
A abertura dos grandes rodeios do Brasil tem seu início na cidade de Colorado no mês de Março, nos dias atuais as competições são montaria de touro estilo americano , montarias em cavalo estilo cutiano e a prova dos três tambores feminino, é realizado também o desafio do bem, onde todo dinheiro arrecadado é doado a instituições, além dos campeonatos também é realizado todo ano concurso com garotas da cidade para escolha da rainha, 1º princesa e 2º princesa da festa, bailes, parque de diversão, praça de alimentação e shows com vários cantores e duplas famosas.
 
As pessoas que passam pelo rodeio são três vezes maior que a população da cidade, lotando hotéis da cidade e de cidades vizinhas, restaurantes e lanchonetes; sendo essas pessoas de vários estados brasileiros.



http://www.coloradorodeio.com.br/historia

domingo, 12 de fevereiro de 2012

DIA DO REPÓRTER 16 DE FEVEREIRO HOMENAGEM DE JONES DARK AOS COMPANHEIROS .

 Dia do Repórter

16 DE FEVEREIRO

Quando Gutenberg inventou a imprensa há mais de 500 anos, por certo não imaginava o quanto revolucionaria o mundo. Com o advento dos tipos móveis, os livros começaram a sair da clausura dos mosteiros e passaram a ser impressos (daí o nome) em uma escala cada vez maior.
Dia do Repórter
Ao longo dos anos, com o conhecimento se tornando acessível a um número maior de pessoas, começaram a surgir também outros formatos narrativos. Assim, os livros contariam as histórias, o passado. O jornal surge para relatar os acontecimentos mais recentes. O termo imprensa deixa de ser apenas a "máquina impressora" e passa a designar os meios de comunicação de massa.
Dentro deste contexto, a figura do repórter merece destaque. Personagem que surge com os jornais impressos, o repórter é o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias. Hoje eles estão em todas as mídias, seja o jornal, a TV, o rádio, e até mesmo a Internet.
Na busca pela verdade, o repórter desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Mas não basta descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.
Em seu livro Elementos do Jornalismo, Bill Kovach e Tom Rosenstiel (2003: 22-23) elaboraram uma lista com nove itens fundamentais para o exercício da profissão:
A primeira obrigação do jornalismo é a verdade.
Sua primeira lealdade é para com os cidadãos.
Sua essência é a disciplina da verificação.
Seus profissionais devem ser independentes dos acontecimentos e das pessoas sobre as que informam.
Deve servir como um vigilante independente do poder.
Deve outorgar um lugar de respeito às críticas públicas e ao compromisso.
Tem de se esforçar para transformar o importante em algo interessante e oportuno.
Deve acompanhar as notícias tanto de forma exaustiva como proporcionada.
Seus profissionais devem ter direito de exercer o que lhes diz a consciência.
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br