quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reciclar Isopor um novo projeto.


Reciclar Isopor


Pérolas de EPS

Esse produto é realmente um grande problema ambiental. É produzido a partir de um derivado do petróleo, o benzeno, que é cancerígeno.

O benzeno por sua vez, é convertido em estireno e este finalmente é injetado com gases que lhe dão a consistência de espuma.

Os gases mais comumente usados são os CFC's.

O isopor leva em média 500 anos para se decompor em ambiente natural. Por isso é importante que as pessoas se conscientizem e lutem para a eliminação dessas substâncias.

Recentemente um grupo de pesquisa da UNICAMP desenvolveu uma bioespuma produzida a partir de óleo de mamona, cana-de-açúcar e amido de milho que se decompõe em 2 anos e meio.

Mas enquanto essa bioespuma não entra no mercado devemos estar atentos.


Fluxograma de reciclagem mecânica do Isopor

Fonte: www.profrios.hpg.ig.com.br

Embalagem para Alimentos

Um dos vilões do lixo por ocupar muito espaço nos aterros sanitários, o EPS - também conhecido como isopor - vem sendo reciclado graças a um projeto catarinense.

Um acordo entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a empresa joinvilense Termotécnica está reciclando parte do material produzido no Estado, depois de mais de um ano de pesquisas nos laboratórios do departamento de engenharia química e de alimentos da universidade. "Estamos fazendo desse lixo um novo produto", explica o professor Ricardo Antônio Francisco Machado, coordenador do projeto.

Havia alguns anos, o isopor era considerado o vilão ambiental por ter em sua composição o temível gás clorofluorcarbono (CFC), maior agressor da camada de ozônio. Hoje, esse gás já foi substituído por outro componente, o isômero de pentano, mas o EPS continua sendo um dos responsáveis pelo entupimento dos lixões e aterros sanitários. Outra dificuldade é o transporte: um caminhão baú, por exemplo, só consegue transportar 190 quilos de EPS, tornando a reciclagem praticamente inviável. No Brasil se produz 40 mil toneladas de EPS e grande parte vai parar nos lixões.

O primeiro desafio dos pesquisadores era encontrar uma maneira de reduzir o volume do isopor. A equipe desenvolveu um equipamento para aglomerar o material, facilitando o transporte e diminuindo os custos. A segunda parte do projeto era saber o que fazer com o EPS. Como é um produto inerte (sofre poucas alterações ao longo do tempo) e não pode ser reutilizado para embalagens de alimentos, o desafio era transformar o antigo isopor em um novo isopor. E isso foi conseguido: hoje os pesquisadores mantêm uma fórmula de 20% do isopor velho mais 80% de estireno, formando um novo EPS. A descoberta de que a reciclagem do isopor não era tão difícil foi fruto de um trabalho de 20 pesquisadores, entre químicos, engenheiros e técnicos de laboratório. O projeto está sendo benéfico para os dois lados: a universidade recebe investimentos privados e abre mercado de estágio para seus alunos, enquanto a empresa utiliza o know-how para se tornar a primeira do Brasil a reciclar o EPS. "Ganha o meio ambiente, ganha a universidade, ganha a empresa.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver tecnologia aplicada", explica Machado.

Além da reciclagem como matéria-prima, o EPS já está se tornando útil em outras áreas produtivas. Em Curitiba funciona uma usina que utiliza o isopor na construção civil. O produto substitui a pedra britada na fabricação de concreto leve (mistura de cimento, areia, cola e isopor). O EPS também será utilizado no processo de compostagem no solo em outro projeto desenvolvido na capital paranaense. "É fundamental conscientizar a população de que o isopor não é um produto poluente e que existem soluções fáceis para seu reaproveitamento", diz o diretor da Termotécnica e presidente Associação Brasileira de Poliestireno Expandido (Abrapex), Albano Schmidt.

Fonte: www.setorreciclagem.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Barraca Universitário 2011 ,


Barraca Universitário 2011



O lançamento da Barraca Universitária 2011
será no dia
09 de abril com show do grupo Revelação
no
Out Maringá. Antes do lançamento, o grupo
estará no
Estúdio Show para cantar alguns
sucessos e dar uma prévia de como será no lançamento.

A grade de shows da Barraca

Universitária no Parque de

Exposições está definida:

05/05 – João Neto & Frederico

06/05 – Conrado & Aleksandro e Léo & Giba

07/05 – Bruninho & Davi e Toni & Tiago

08/05 – Jean & Julio

11/05 – Gino & Geno

12/05 – Marcos & Belutti

13/05 – Pedro Henrique & Fernando

14/05 – Inimigos da HP

Veja a grade de shows da Barraca Universitária e da Expoingá

Vários Estúdios Shows da Maringá FM do mês

de maio estão programados.

As apresentações ficam por conta dos artistas

que vão agitar a Barraca Universitária.

http://www.multitvmaringa.com.br/post.php?id=24

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia Internacional do Beijo.


Dia Internacional do Beijo.

O Por Dentro de Tudo desta semana está com um clima pra lá de romântico.
Porque hoje é o Dia Internacional do Beijo!!
Que o beijo faz bem pra saúde todo mundo tá careca de saber. Mas você sabe o que acontece com seu corpo, sua cabeça e seu coração no exato momento do beijo?
Pesquisas afirmam que:
*O beijo estimula o cérebro a liberar endorfina, estimulando uma sensação de bem-estar. Quanto mais apaixonado, melhor para a saúde.
* Recomenda-se o beijo como uma forma de combate a depressão, uma vez que a endorfina age como antídoto para a neurose, devido ao prazer proporcionado.
*Recomenda-se o beijo no combate ao estresse. Ao beijar, o nível de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, diminui consideravelmente.
*O aumento dos batimentos cardíacos que ocorrem na hora do beijo melhora a oxigenação do sangue.
*O beijo movimenta 29 músculos. Sendo 17 só da língua. Esse trabalho muscular ajuda a manter o rosto jovem por mais tempo e , também, melhora a sustentabilidade da pele.
*O beijo ajuda a queimar calorias. A quantidade depende do número de vezes que você praticou este saudável exercício.
*E para quem acha que beijar na boca pode ser perigoso por causa da quantidade de bactérias existentes na saliva, os especialistas afirmam que as bactérias do beijo são inofensivas para a saúde.

Historiando sobre o beijo.
O símbolo do amor, durante séculos, representou mais do que um gesto carinhoso. Para os hebreus, o beijo afetuoso era realizado nas saudações, e marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas traiu Jesus.
Para os persas, o beijo simbolizava classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média, o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens.Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.
No Renascimento, as coisas começaram a mudar, pois o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados, tornando-se exclusivo dos apaixonados.

Curiosidades...
*O primeiro beijo na boca registrado no cinema foi no filme “O Beijo” (The Kiss), de 1895, entre os atores May Irvin e John C. Rice. O longa metragem “Asas” (Wings), vencedor do primeiro Oscar, em 1927, registrou o primeiro beijo entre homens, no rosto, de forma fraternal.
*Neste 13 de abril também se comemora o Dia do Jovem, o Dia do Office-boy, o Dia do Hino Nacional Brasileiro e o Aniversário de Fortaleza. “Difícil é encontrar alguém que comemore tudo de uma vez: um jovem Fortalezense office-boy que goste de beijar ao som de “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...” (parafraseie do G1.com porque achei legal o comentário =D)
*A cantora Cláudia Leitte entrou para o Guinness Book por ter promovido o maior beijo simultâneo do mundo. Ela conseguiu esse feito no seu show em Minas Gerais e fez mais de 8.300 casais se beijarem ao cantar ‘Beijar na Boca’. “Não tem nada melhor que beijar. É uma das maiores provas de amor, de carinho e de cumplicidade entre duas pessoas que se amam, sejam namorados, casados, ficantes ou até irmãos”, diz a cantora surpresa, ao receber a notícia.
Informações: G1. com e terra.
http://lacoefita.blogspot.com/2010/04/por-dentro-de-tudo.html

quinta-feira, 7 de abril de 2011

NOITE DO FLASH FACK

NOITE DO FLASH BACK

09/04

CABANA 40°

SARANDI-PR



Bullying Escolar o perigo.

Bullying Escolar O termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinqüentes. Os alunos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor freqüência, o BULLYING também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na auto estima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa sobre sua competência de adiantar-se acadêmica e socialmente. O Bullying escolar é assim classificado: alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING; alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING; testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece. Quando não há intervenções eficazes contra o BULLYING, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa auto estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil. A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying. O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”. Fonte de referência: ABRAPIA Autora: Amelia Hamze Profª FEB/CETEC e FISO

domingo, 3 de abril de 2011

FLASH BACK RECORDANDO OS GRANDE SUCESSOS DOS ANOS 60, 70 e 80.

MAIS UMA GRANDE PROMOÇÃO JONES DARK FLASH BACK RECORDANDO OS GRANDES SUCESSOS DOS ANOS 60, 70 e 80. NO DIA 09/04/11. LOCAL: CABANA 40° SARANDI-PR. 22h00 CONVITES A PREÇO POPULARES. R$ 10,00 ANTECIPADO R$ 15,00 NA HORA. VAMOS PASSAR MOMENTOS DE PURA RECORDAÇÃO AO LADO DA PESSOA AMADA. OU TRAGA O SEU PASSADO ATÉ VOCÊ. RECORDAR É VIVER NOVAMENTE AS GRANDES EMOÇÕES.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

EXPOINGÁ 2011 ATRAÇÕES E SHOWS.

shows






05/05

Exalta Samba


06/05 Luan Santana


07/05 Gustavo Lima


08/05 Jorge e Matheus


09/05 Gian e Giovani


10/05 Padre Reginaldo Manzotti


11/05 Restart

12/05 Maria Cecília e Rodolfo Munhoz e Mariano

13/05 Rodeio


14/05 Rodeio


15/05 Rodeio








http://www.srm.org.br/expoinga/