domingo, 24 de janeiro de 2010

O ESTATUTO DO IDOSO.



O Estatuto do Idoso

Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:

Saúde

O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).

A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.

Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.

O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.

Transportes Coletivos

Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.

Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.

Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos exceder o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.

Violência e Abandono

Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.

Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.

Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.

Entidades de Atendimento ao Idoso

O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso.

A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

Lazer, Cultura e Esporte

Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

Trabalho

É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.

O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.

Habitação

É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.


http://www.serasa.com.br/

sábado, 23 de janeiro de 2010

FOLIA DE REIS.





DIA DE REIS - FOLIAS


A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

INSTRUMENTOS: os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.

PERSONAGENS: os personagens somam doze pessoas e todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas, sendo eles: Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço e Foliões.

1.O Mestre e Contra-mestre: donos de conhecimentos sobre a manifestação, são aqueles que comandam os foliões.

2.O Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à apresentação. Representando o Mal, usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal e vai sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca se adiantando à "bandeira". Apesar de seu simbolismo, é personagem alegre, que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração.

3. Os Foliões: grupo composto de homens simples, geralmente de origem rural; são os participantes da festa que dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.

4.Reis Magos: os Três Reis Magos fazem a viagem da Esperança, certos de encontrarem sua estrela.

A FESTA: até há pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante, um grupo especial de músicos e cantadores, trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do Menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, Dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos, seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levando a "bandeira" (estandarte de madeira ornado com motivos religiosos), a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - são os puxadores do canto.

"Era meia-noite em ponto
Bateu asa e cantou o galo
Bateu asa e cantou o galo..."

"Que Jesus dê vida e saúde
Só voltamos para o ano
Só voltamos para o ano..."

Os foliões cumprem promessa de, por sete anos consecutivos, saírem com a Folia e arrecadar em suas andanças donativos para realizarem anualmente, no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.

Durante a caminhada, é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos.
O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.

http://www.velhosamigos.com.br/

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BRINCADEIRAS


BRINCADEIRAS


NO MEU TEMPO AS BRINCADEIRAS ERAM OUTRAS, SEMPRE COM MUITOS AMIGOS.
NÃO TINHAMOS VÍDEO GAMES,
COMPUTADORES E NEM DVD.
ASSIM BRINCAVAMOS
E CORRER, PEGA-PEGA E MUITO MAIS.
O NEGUINHO VAI ENSINAR VOCÊS AS BRINCADEIRAS MAIS DIVERTIDAS.
QUER APOSTAR?
Nos dias de hoje, as brincadeiras mais legais tem a ver com computadores, videogames ou no máximo alguns jogos de tabuleiro. Mas e quando não tem nada disso por perto? Fica difícil imaginar como se divertir, não é?

Mas você já parou pra pensar como os seus pais se divertiam quando eram crianças? Pois é! Eram brincadeiras de roda, amarelinha, pular corda... as chamadas

brincadeiras de rua! Que tal aprender
algumas para se divertir ao ar livre,
ou quando os jogos eletrônicos
não estiverem disponíveis?


Cabra-Cega • Corre Cotia • Elefantinho Colorido • Gato Mia
Mãe da Rua • Mês • Pega-pega de Corrente • Tumbalacatumba

Cabra cega

Este jogo tem que ser com três crianças ou mais.

Uma tem que ser sorteada para ser a Cabra-Cega.
A Cabra-Cega tem que ter os olhos tapados por uma
venda e colocada no centro da roda.
Uma das outras crianças rodará ela por
alguns segundos e soltará ela no meio da roda.
Depois disso cada um vai para um lugar
diferente e a Cabra-Cega tem que falar:
“Cabra-cega, um dois três!”
Quando chegar ao “três”, todo mundo tem

que parar de correr. Então a Cabra-Cega
tem que sair andando, ainda com os olhos
vendados, procurando as outras crianças.
Se ela pegar alguém, tem que adivinhar
quem é essa pessoa. Acertando, a
pessoa agarrada vai ser a próxima Cabra-Cega.

RODA COTIA

Essa brincadeira precisa de um lencinho de pano!
Primeiro é preciso sortear quem vai ser a Cotia.
Daí todas as outras crianças sentam no chão
numa roda. A Cotia fica com o lenço na mão,
andando em volta da roda.
Todos então começam a cantar:
“Corre cotia na casa da tia
Corre cipó na casa da vó
Lencinho na mão caiu no chão
Moça bonita do meu coração”
Quando chegar nessa frase, a Cotia deve colocar

o lenço atrás de alguém da roda enquanto todos
contam até três. Quem estiver com o lenço atrás,
deve se levantar e sair correndo atrás da
Cotia para pegá-la. A Cotia precisa dar
a volta na roda e sentar no lugar da pessoa
que levantou. Se ela conseguir, a pessoa
que está com o lenço será a Cotia.
Se ela for pega, ela vai ser a Cotia de novo!

http://www.canalkids.com.br/

CLUBINHO DO NEGUINHO....SAÚDE E HIGIENE.


ESTE É O CLUBINHO DO NEGUINHO!


AQUI VOCÊS IRÃO APRENDER , COMO SER UM BOM MENINO(A)
COMO O NEGUINHO.

CUIDADOS COM SUA HIGIENE.
ROUPINHA SEMPRE LIMPA,
UNHAS CORTADAS, LAVAR AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES,
ESCOVAR OS DENTES , ESTUDAR BASTANTE E OBEDECER PAPAI E MAMÃE.

ASSIM O NEGUINHO, FICARÁ MUTO FELIZ
E SERÁ SEU AMIGO SEMPRE.

    SAIBA MUITO MAIS SOBRE OS CUIDADOS COM NOSSA SAÚDE E NOSSO CORPO.
UM GRADE ABRAÇO DE SEU AMIGO NEGUINHO !

Saúde Bucal - a garantia de um belo sorriso

A higiene da boca do recém-nascido deve começar logo que surge o primeiro dente. Mesmo que a água utilizada seja fluoretada, alguns pediatras recomendam flúor em gotas. A primeira dentição só vai se completar por volta dos dois anos e a partir daí, a escovação noturna principalmente, deve ser um hábito. Ela é fundamental porque à noite não produzimos saliva e os dentes ficam desprotegidos, sendo atacados pelo ácido e bactérias.

Recomendações básicas para a higiene infantil

- Lave muito bem as mamadeiras, tanto o bico e seu protetor. Passe detergente biodegradável por dentro e por fora. Use uma escova própria para limpá-las, dando bastante atenção às bordas e cantos.

- A cada troca de fraldas, faça a limpeza com algodão embebido em água morna. Pelo menos uma vez por semana ferva as fraldas e sempre que possível, deixe que elas sequem ao sol, que também ajuda a eliminar as bactérias.

- Deve-se evitar o uso prolongado de calças plásticas e enxutas.

- Para evitar o surgimento de assaduras, não use sabão em pó ou amaciante nas fraldas.

- Usar água filtrada ou fervida.

- Mantenha os utensílios domésticos bem limpos.

- Lavar bem os alimentos e frutas cruas.

- Lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.

- Manter as crianças bem calçadas, a não ser que estejam em lugares limpos.

- Evitar que as crianças brinquem a beira de córregos e águas contaminadas.

- Manter as unhas cortadas e limpas.

- Como repassar os hábitos da higiene.

Assim como pular corda, brincar de esconde-esconde e ciranda são brincadeiras que normalmente são estimuladas pelos adultos. O mesmo acontece com os princípios básicos de higiene. A conduta do adulto também é imitada pela criança. Normalmente ela crescerá saudável, quando puder imitar os seus pais e os educadores que de alguma forma ajudam estabelecer estes valores para essa criança. Uma conduta que é natural do ser humano, que compreende de respeito, amor, paciência, carinho, etc.

Dessa forma cabe aos pais passar para os seus filhos estes hábitos e, conseqüentemente, procurar escolas ou centros educacionais que mantenha também estes mesmos esforços, pois o desenvolvimento de uma criança passa com certeza também pela escola que é responsável pela continuidade de sua educação, na qual está inserido o desenvolvimento intelectual, social e emocional. Pontos fundamentais para que se estabeleça a continuidade desses princípios básicos de higiene para uma vida mais saudável.


http://boasaude.uol.com.br/

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

História das vaquejadas.





História das vaquejadas

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originariamente aconteciam na época da comercialização. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a idéia da realização de disputas. Derrubar o boi pelo rabo, a vaquejada tradicional, é puramente nordestina.
As regras das vaquejadas variam de região pra região e algumas vezes de cidade pra cidade.

Numa pista de 160 metros de comprimento com variações sem sua largura, demarca-se uma faixa aonde os bois deverão ser derrubados. Dentro deste limite será válido o ponto, somente quando o boi, ao cair, não queimar o cal (material usado para demarcar as faixas), isso acontece quando o boi é puxado dentro da faixa e mostra as quatro patas antes de levantar-se ainda dentro das faixas de classificação. O boi que ficar de pé, em cima da faixa receberá nota zero de imediato.

O boi será julgado de pé. Deitado, somente caso não tenha condições de levantar-se.

Participam desta competição sempre uma dupla de vaqueiros que terá direito a ter inscrito o vaqueiro puxador em uma, duas e em alguns casos até três senhas, e o esteira, que é permitido participar de várias senhas.

A pista, a corrida e contagem de pontos também precisam estar de acordo com o regulamento
.


http://www.vaquejadas.com.br/

sábado, 16 de janeiro de 2010

ZILDA ARNS UMA MISSÃO DE FÉ E DE VIDA.


Testemunhos da Vida Missionária



por Ana Maria Pisani

édica pediatra e sanitarista, fra. Zilda Arns Neumann é fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (SC), viúva, mãe de cinco filhos, sempre teve grande interesse pela situação das comunidades carentes do Brasil. Dedicar sua vida à área da saúde, especialmente ao trabalho materno-infantil, foi a forma encontrada para realizar seus sonhos como médica, mulher e cidadã. Nesta edição, em que queremos destacar a contribuição inestimável de mulheres ao bem social, dra. Zilda gentilmente nos concedeu esta entrevista.

De onde nasceu sua vocação para cuidar de crianças?

– Acho que cuidar de crianças é uma vocação natural. Tive uma infância muito feliz e gostaria que todas as crianças pudessem ser felizes. Minha mãe me amamentou até mais de 3 anos e sempre fui muito estimulada por todos da família. Sou a 12a filha de um total de 13 e talvez por ter crescido no interior, no meio de tantas crianças, goste tanto de trabalhar com elas. Lembro que adorava cuidar das crianças durante a missa: chegava sempre mais cedo só para ficar com elas no colo – achava a coisa mais linda do mundo e as crianças também gostavam muito de mim!

Quando sentiu que cuidar de crianças seria seu objetivo na vida?

– Não sei dizer ao certo, mas acredito que minha infância influenciou muito a minha vida. Em Forquilhinha (SC), onde nasci, não havia médico, polícia e mal sabíamos o que era Estado. Morávamos na zona rural e vivíamos nos machucando com pregos, arame farpado...e minha mãe, que lia muitos livros sobre medicina caseira, cuidava da gente como se fosse uma médica! Mas, uma experiência marcante foi uma vez que precisei ir a um médico na cidade de Criciúma e uma criança chegou com infecção, cheia de feridas pelo corpo. Queria de qualquer jeito que ela fosse para minha casa, pois tinha medo que ela não fosse bem tratada!

E como optou pela Medicina?

– Quando decidi ser médica tinha entre 15 e 16 anos. Achava uma profissão muito bonita, principalmente depois de assistir a um vídeo sobre crianças desnutridas no Rio de Janeiro, que me despertou muita vontade de ajudar essas pessoas. Minha mãe ficou muito contente com minha escolha, mas meu pai achava que eu tinha vocação para ser professora e insistia nisso. Persisti no meu propósito: queria ser médica missionária; achava que esse era o meu destino.

Quando e como surgiu o projeto da Pastoral da Criança em sua vida?

– A idéia de levar a Igreja a assumir seu papel na luta contra a mortalidade infantil e a pobreza surgiu em 1982, num debate sobre a miséria, em Genebra, na Suíça. Durante uma conversa informal, James Grant, secretário executivo da UNICEF na época, sugeriu ao cardeal dom Paulo Evaristo, meu irmão, que a Igreja poderia reverter a situação da mortalidade infantil no Brasil. Ao voltar, dom Paulo me contou sobre a conversa.

Em pouco tempo, nascia a Pastoral da Criança a partir de um projeto que fizemos com o apoio do próprio UNICEF. Nossa primeira experiência foi no município de Florestópolis (PR), onde o índice de mortalidade chegava a 127 mortes a cada mil crianças nascidas vivas. Após um ano de atividades nesta cidade, os resultados foram ótimos: a mortalidade infantil foi reduzida a 28 por mil. Apresentamos, então, a experiência aos bispos do Brasil, reunidos em Assembléia Geral.

Com seu apoio, a Pastoral da Criança foi sendo levada pela Igreja, através de sua organização, a todos os 27 estados do país, atingindo mais de 3.757 municípios. Hoje, a Pastoral da Criança acompanha mensalmente, em média, 83.580 gestantes, 1.809.670 crianças carentes menores de 6 anos de idade que vivem em áreas rurais e urbanas, extremamente pobres. São 1.338.310 famílias acompanhadas em 36.258 comunidades.

Como é estruturada a Pastoral da Criança?

– A Pastoral da Criança é uma organização ecumênica que funciona como uma rede de solidariedade, formada por mais de 242 mil voluntários capacitados, trabalhando em todo o Brasil, no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, buscando a melhoria da qualidade de vida das crianças. É um organismo da Ação Social da CNBB, que acompanha gestantes e crianças em bolsões de pobreza e miséria de todo o país, independente de cor, raça, crença religiosa ou política. Hoje, a Pastoral da Criança é uma das maiores Ongs do mundo na área de saúde, nutrição e educação infantis.

Quem são e como atuam os agentes da Pastoral?

– São todos voluntários, pessoas simples, em sua maioria mulheres, que vivem nas próprias comunidades onde atuam. São capacitados a desenvolver uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança. Os familiares das crianças, especialmente as mães, aprendem a valorizar e trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, e outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis, que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança.

Nosso primeiro objetivo, ao entrar numa comunidade, é capacitar, treinar e aperfeiçoar jovens e adultos a assumirem o papel de líderes comunitários. Depois, toda troca de conhecimento acontece, principalmente, em três momentos: visitas domiciliares mensais, realizadas pelos líderes às famílias acompanhadas; dia do Peso, quando cada comunidade se reúne para pesar suas crianças – esse dia se transforma no momento de celebração da vida e de suas conquistas; reuniões mensais entre os líderes de uma mesma comunidade, para refletir e avaliar o trabalho realizado no mês anterior, e reforçar a soma de esforços para superar as metas.


Acabam surgindo outras atividades e iniciativas?

– Sim, pois do convívio enriquecedor entre as famílias, e com as boas lideranças, vão nascendo novas idéias e novos desafios.

Hoje, existem ações complementares, tais como:

Educação de Jovens e Adultos para as mães de crianças acompanhadas pela Pastoral; confecção de brinquedos e brincadeiras, materiais educativos impressos; levantamento de dados para Controle Social e Políticas Públicas. Já foram feitas mais de duas dezenas de vídeos, além do Jornal da Pastoral da Criança, com 250 mil exemplares mensais, e um programa semanal de rádio – Viva a Vida – transmitido por quase 2 mil emissoras em todo o país.

Ainda merece destaque a REBIDIA (Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre a Infância e Adolescência), que tem o objetivo de disseminar informações sobre a criança e o adolescente e capacitar articuladores junto aos Conselhos de Saúde e conselheiros municipais, para que contribuam na formulação de políticas públicas e na melhoria da qualidade de vida da infância brasileira. Além disso, existem ações opcionais, como: acompanhamento da Terceira Idade, projetos de geração de renda, montagem de brinquedotecas, programas de rádio, etc...



Quais os resultados alcançados?

– A mortalidade infantil atingida pela Pastoral da Criança é de 15 óbitos no primeiro ano de vida para cada mil nascidos vivos. Segundo o IBGE, a mortalidade infantil no Brasil, em 2002, foi de 28 mortes no primeiro ano de vida para cada mil crianças nascidas vivas. Um aspecto significativo é que a Pastoral atua exclusivamente em bolsões de grande pobreza, onde a média de mortalidade infantil costuma ser até o dobro da taxa nacional. Outra conquista é a redução da desnutrição a 5% entre as mais de 1,8 milhão de crianças acompanhadas em todo o Brasil.

São 20 anos valorizando o protagonismo de cada um, voluntários e familiares, na transformação da sua própria realidade e na garantia da qualidade de vida das suas crianças. Rompeu-se o ciclo da exclusão de milhões de brasileiros, pela prática de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, que geram e fortalecem a paz. Uma cultura de paz, em que se estimula o cuidado da mãe com os filhos, dos pais com a família, da comunidade com suas gestantes e crianças.

Uma rede humana compromissada com direitos e deveres, respeito entre as pessoas, compartilhando sonhos e ideais. Com a redução da violência e da marginalidade e o retorno das famílias a valores éticos consegue-se preservar o que existe de melhor na
vida em comunidade. Pode-se afirmar, com segurança, que atualmente o problema da violência no ambiente familiar é muito reduzido nas famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança, evitando, assim, o abandono e a fuga das crianças.

E os custos de tudo isso, como são sustentados?

– Para realizar todo este serviço, a Pastoral da Criança recebe apoios nacionais e internacionais, tanto de entidades ligadas à Igreja como de órgãos governamentais e não-governamentais. Entre os que nos dão suporte técnico e financeiro está o Ministério da Saúde, que arca com cerca de 59% dos custos financeiros totais, desde 1987. O maior financiador não-governamental é o Criança Esperança, um programa da Rede Globo de Televisão, em parceria com o UNICEF, que nos repassa uma porcentagem dos recursos arrecadados.

Como a Pastoral da Criança vem se projetando no mundo?

– A partir da experiência brasileira, a Pastoral vem transferindo metodologia e apoiando o surgimento de trabalhos baseados em seu modelo em outros países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, México, Angola, Guiné-Bissau, Uruguai, Moçambique, Timor Leste e Filipinas. Em Angola, em 1994, comecei um treinamento com dezessete mulheres. Atualmente, mais de 2.500 já estão capacitadas e mais de cinco mil crianças estão cadastradas na Pastoral. Acreditamos que pelo menos dez mil crianças em todo o país estejam sendo atendidas.

Estive também na Guiné-Bissau e fui a seis comunidades muçulmanas. Uma freira missionária brasileira, desesperada com a mortalidade infantil, iniciou a Pastoral da Criança no país ensinando as mães a prepararem o soro caseiro, ações de vigilância nutricional, entre outras, e logo começou a ver os resultados promissores.

A Conferência dos Religiosos da América Latina (CLAR) está formando grupos intercongregacionais para capacitar religiosos, de diversas congregações, para atuarem na expansão e consolidação da Pastoral da Criança na América Latina.

http://www.pime.org.br/

TERREMOTO NO HAITI .



Terremoto no Haiti é 'pior desastre' da história da ONU

O porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, neste sábado, em Genebra, que o terremoto no Haiti é o pior desastre que a ONU já enfrentou em sua história.
"Esse é um desastre histórico. Nós nunca fomos confrontados com esse tipo de desastre na memória da ONU. É como nenhum outro", disse Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização.

De acordo com ela, a dificuldade ser deve aos problemas de logística por conta do colapso do governo local e da completa destruição da infraestrutura - o aeroporto está saturado, as ruas bloqueadas, os hospitais têm poucos ou nenhum médico e poucas construções suportaram

os tremores.

Byrs comparou o desastre com o tsunami que atingiu

a Indonésia em 2004 e afirmou que a situação em
Porto Príncipe é "tão ruim quanto ou pior"..

"O desastre é enorme e tão enorme quanto foi

o tsunami, talvez pior porque todo o país foi
decapitado, os prédios do governo desmoronaram
e nós não temos o apoio da infraestrutura local.
Na Indonésia nós tínhamos pelo menos o apoio de
algumas autoridades locais", disse.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU,

Ban Ki-Moon, lançou um apelo à comunidade
internacional para arrecadar US$ 550
milhões para ajudar ao Haiti.

Ban deve chegar ao Haiti no domingo para

acompanhar os esforços humanitários em
Porto Príncipe.

A porta-voz do Programa Mundial de

Alimentos da ONU no Haiti, Myrta Kaulard
, disse que a agência espera atender
cerca de 40 mil pessoas.

Apesar disso, Kaulard disse reconhecer que

cerca de 1 milhão precisam de ajuda em Porto
Príncipe. Segundo ela, a situação de
segurança é "estável" na capital haitiana.

EUA

Neste sábado, o presidente dos Estados Unidos,

Barack Obama, também lançou um apelo
pedindo que os americanos "façam sua parte".

Ao lado dos ex-presidentes George W.Bush e

Bill Clinton, Obama disse que o país estava
lançando um dos maiores esforços de ajuda
humanitária da história.

Obama anunciou Clinton e Bush liderarão os

esforços para arrecadar fundos para ajudar o Haiti.

"Os presidentes Bush e Clinton ajudarão o

povo americano a fazer a sua parte. Porque
responder ao desastre deve ser um trabalho
de todos nós", afimrou.

"Nos próximos dias, eles pedirão que todos

que façam o que puderem - indivíduos,
corporações, ONGs e instituições", disse.

A secretária de Estado americana, Hillary

Clinton, chega ao Haiti ainda neste sábado
para avaliar os estragos e demonstrar ao povo
haitiano a "solidariedade e apoio" dos EUA.
Clinton deve se encontrar com o presidente
haitiano, René Préval, e outras autoridades
americanas que já se encontram
em Porto Príncipe.

Devastação

Neste sábado, o ministério do Interior do Haiti

afirmou que o governo já havia coletado 50 mil
corpos. Esse número não inclui os corpos
recolhidos pelas agências internacionais
que trabalham em Porto Príncipe.

"Nós já recolhemos cerca de 50 mil corpos.

Nós antecipamos que teremos entre 100 mil e
200 mil mortos no total, mas nunca saberemos
o número exato", disse o ministro do Interior,
Paul Antoine Bien-Aime, à agência Reuters.

Já o primeiro-ministro haitiano, Jean-Max

Bellerive, afirmou à agência de notícias
Associated Press que "um total final de mortos
de 100 mil parece ser o mínimo".

A ONU estima que cerca de 300 mil pessoas

ficaram desabrigadas devido ao terremoto.

Agências ligadas à organização acreditam

que 3,5 milhões de pessoas no país estão de
pendendo de ajuda humanitária para sobreviver.

A organização afirma que uma em cada

dez casas da capital, Porto Príncipe,
foi destruída pelo terremoto de magnitude 7.

Já o Comitê Internacional da Cruz Vermelha

sugere que cerca de 70% dos edifícios de Porto
Príncipe foram destruídos no terremoto
que abalou o Haiti.


http://noticias.terra.com.br/noticias

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SLIDE 2010 DE JONES DARK

Chuvas causam deslizamentos e matam 50 em Angra dos Reis

Chuvas causam deslizamentos e matam 50 em Angra dos Reis

Uma pousada e sete casas foram soterradas na baía; Morre menina resgatada após queda de barreira.


Deslizamento atingiu 7 casas e Pousada na Enseada do Bananal: atração entre o mar e a montanha


As fortes chuvas do fim de 2009 transformaram em um cenário trágico um dos principais paraísos turísticos do Estado do Rio. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, na baía de Angra dos Reis, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, outras 11 pessoas morreram em outro desmoronamento, no Morro da Carioca, no centro histórico - um dos destinos mais procurados no réveillon. Até a noite de ontem, bombeiros trabalhavam em busca de vítimas ou sobreviventes. No Estado, 52 pessoas já morreram por causa das chuvas.

Veja também:

linkIML do Rio identifica quatro dos 19 mortos em Ilha Grande

linkTragédia em Angra ganha destaque na mídia internacional

linkMaioria dos hóspedes da pousada escapou, diz governo do Rio

linkMorre menina resgatada após queda de barreira no Rio

linkMédicos de férias na ilha tiveram de improvisar socorro

link Chuvas na Baixada Fluminense já deixam 3.968 desalojados

especial Deslizamento em Angra deixou 35 mortos em 2002

som ANGRA: Representante de turismo descreve situação caótica na região

Na Ilha Grande, os bombeiros haviam resgatado pelo menos 13 corpos de turistas e 6 de moradores locais, informou o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Poucas horas depois da comemoração de ano-novo, às 2h30 de ontem, os hóspedes da pousada Sankay, na Enseada do Bananal, uma região de pequenas ilhas em torno da Ilha Grande, foram surpreendidos pelo desmoronamento de toneladas de rochas e terra da imensa encosta, localizada atrás do prédio. A localização entre o mar e a montanha era um dos principais atrativos.

A maioria dos hóspedes conseguiu sair a tempo, mas a filha dos proprietários da pousada, Yumi Faraci, de 18 anos, e um casal de amigos dela ficaram sob os escombros e não resistiram. Os donos, Geraldo e Sonia Faraci, escaparam, e ficaram abalados. Geraldo estava inconsolável. À tarde, ele fez um desabafo, ao lado do que restou da Pousada Sankay. "Não sei o que fazer. Minha filha veio somente para comemorar o fim de ano com a família. Não consigo nem olhar para o lado", disse.

OPERAÇÃO DE RESGATE

Apesar da densa cobertura de vegetação de mata atlântica, a chuva forte e constante provocou uma enxurrada de destruição que atingiu boa parte da pousada e residências vizinhas. Segundo moradores da região, várias casas de veraneio estavam alugadas para turistas.

Mais de cem pessoas, entre bombeiros, médicos e voluntários, foram mobilizadas para a operação de resgate. Militares da Marinha também ajudaram. Helicópteros e navios forem empregados no transporte de equipamentos e de pelo menos dez feridos. "Existe muita dificuldade para fazer esse material todo chegar aqui. As pedras e árvores que caíram sobre a pousada e as casas são muito grandes", explicou Pezão, que chegou à ilha ainda pela manhã.

"Infelizmente, acreditamos que vamos ter um número mais elevado de vítimas por causa desses desmoronamentos", disse o vice-governador. Autoridades envolvidas na operação estimaram que poderia haver pelo menos mais 25 corpos na Ilha Grande e dezenas no Carioca.

Várias regiões de Angra foram castigadas pela chuva e a prefeitura contabiliza 80 casas destruídas. Oito corpos retirados da Enseada do Bananal foram trasladados de helicóptero para o Instituto Médico-Legal (IML) do Rio. Quatro vítimas foram identificadas. Os mortos do Morro da Carioca foram identificados no IML de Angra.

OCUPAÇÃO

Ambientalistas que denunciam a ocupação desordenada das encostas de Angra lutam pela revogação de um decreto estadual de junho de 2009 que permite maior ocupação de áreas protegidas. No entanto, não havia sinais de erosão ou degradação no local do acidente.

Segundo a Defesa Civil de Angra, das 8 de quinta-feira até as 8 de ontem, choveu 275 milímetros - seis vezes mais que o esperado para dezembro inteiro. "Essa região está bem protegida, por isso a surpresa. Mas choveu muito, fora do normal, foram dois dias sem parar de chuva forte", confirmou uma funcionária da pousada Kamonê, vizinha à Sankay. A tragédia assustou visitantes de outros hotéis, que tiveram dificuldades para completar telefonemas para o continente.

A chuva no litoral sul do Rio também isolou a região, provocando várias quedas de barreira na BR-101 (Rio-Santos). Na altura de Paraty, a via chegou a ser interditada nos dois sentidos. "Nessa região, choveu em 24 horas o esperado para 30 dias", informou Luiz Carlos Austin, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, ele disse que sempre é alta a probabilidade desse tipo de fenômeno nessa época. A chuva deu uma trégua ontem e a tendência é de melhora nos próximos dias.

A tradicional procissão marítima de Angra, que ocorre no primeiro dia de cada ano, foi cancelada. Os barcos partiam da Praia das Flechas, na Baía de Angra, na Ilha da Gipóia, em direção ao continente. A festa de aniversário da cidade, que ocorre dia 6 de janeiro, também foi cancelada. O prefeito de Angra, Tuca Jordão, decretou luto oficial de três dias na cidade.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CHEGOU 2010!

2010 chegou!

E com ele milhares de mensagens de Feliz Ano Novo por e-mail, no Orkut, no Facebook, no MSN, no celular e na blogosfera. Esse é o tempo preferido para que as pessoas planejem, tracem metas e sonhem com um futuro melhor. E na blogosfera não é diferente, os blogueiros estão planejando 2010, traçando metas para seus blogs e sonhando com a chegada ou consolidação do sucesso de seus blogs.

Não considero essa atitude errada. O que seria de nós se o tempo não fosse contado em 365 dias? Se não houvesse essa separação que nos motiva a planejar um novo ano, um recomeço, uma nova etapa em nossas vidas? Com isso não quero dizer que devemos soltar frases ao vento como:

  • Em 2010 vou fazer regime e emagrecer 5 kilos
  • Em 2010 vou parar de fumar e beber
  • No próximo ano serei uma pessoa melhor
  • No próximo ano vou arrumar um emprego e assumir a minha vida
  • 2010 será o meu ano

Mas devemos sim aproveitar esse movimento feliz que toma conta das pessoas durante essa época e planejar o que faremos em 2010. Coloque suas ideias no papel, coloque metas para alcançar esses objetivos, não importa se na vida real ou na web. Em tudo é necessário planejamento e estabelecimento de metas.

Sugiro que leia os textos abaixo para uma ideia do que é planejar o futuro.




























http://www.gfsolucoes.net/